Sem manteiga, sem ovos, sem açúcar, mas igualmente deliciosa! Bom.. não tão doce, mas podem colocar mel, agave, açúcar de côco... qualquer que seja o adoçante do vosso agrado!
Sinceramente não sei de onde retirei esta receita.. sei que a vi algures já há bastante tempo, anotei-a e há uns dias decidi experimentá-la.
Se são tão fãs de chocolate e do seu manuseamento como eu, sabem que se há duas coisas que não se devem misturar é água e chocolate. Bom... esta mousse veio desafiar essa teoria! E que boa ideia teve quem decidiu ser rebelde desta maneira, pois arranjou uma mousse cremosa, mais saudável que a versão original, e que dá para matar o bichinho.
A opinião do esquisito cá de casa: "é muito boa, mas não substitui a original". Para mim substitui, mas claro, é tudo uma questão de experimentarem! Quando o fizerem, digam-me de vossa justiça.
Vamos aos ingredientes?
Ingredientes: (para 3/4 porções individuais - eu fiz a receita meio a olho, para aproveitar um restinho de chocolate que tinha, mas no meu papelinho era esta a informação que tinha)
- 200 g de chocolate (usei 70% cacau)
- 155 ml de água
- gelo
- opcional: mel (ou outro adoçante a gosto), compota saudável de frutos vermelhos, morangos, avelãs
Modo de Preparação:
Numa taça coloquem gelo e um pouco de água, para deixarem já o banho de gelo preparado. Entretanto, num tacho, coloquem o chocolate partido aos pedaços, juntamente com a água (inimigos mortais, ou não!) e aqueçam em lume muito baixo para não queimar o chocolate (ou melhor ainda, aqueçam em banho-maria para não correrem riscos). Quando o chocolate estiver derretido, retirem do lume e coloquem-no num recipiente alto - convém ser alto para não fazerem uma imundice na vossa cozinha. Com o copo dentro do banho de gelo que prepararam anteriormente, batam e batam e batam até ficar com uma consistência de mousse, bem cremosa! Isto pode demorar alguns minutos, talvez cerca de 10 min. Quando estiverem satisfeitos com a consistência da vossa, podem adicionar o adoçante, se assim decidirem. E está prontinha a vossa mousse!
Agora é o momento onde podem inventar (e foi também o momento que, para mim, tornou esta mousse mais deliciosa, mas pelo contrário, para o meu marido estragou um pouco, pois prefere chocolate e só chocolate!). Eu fiz as seguintes camadas: mousse, compota, morangos (duas vezes) e terminei com mousse. Decorei com umas avelãs. Servi com uma colher de chocolate (eheh).
Claro que podem fazer só a mousse, ou inventar outras combinações. E adorei esta, e vou voltar a repetir de certeza (com umas tacinhas só de mousse para o esquisito!).
Só vos digo: maravilhosa! Uma receita tão simples e tão boa! Experimentem, não se vão arrepender!
Bons doces (um pouco mais saudáveis),
DocesPiti
Sem comentários:
Enviar um comentário