quinta-feira, 31 de março de 2016

Mousse de Chocolate (sem açúcar, sem ovos, sem gordura)










Sem manteiga, sem ovos, sem açúcar, mas igualmente deliciosa! Bom.. não tão doce, mas podem colocar mel, agave, açúcar de côco... qualquer que seja o adoçante do vosso agrado!
Sinceramente não sei de onde retirei esta receita.. sei que a vi algures já há bastante tempo, anotei-a e há uns dias decidi experimentá-la.
Se são tão fãs de chocolate e do seu manuseamento como eu, sabem que se há duas coisas que não se devem misturar é água e chocolate. Bom... esta mousse veio desafiar essa teoria! E que boa ideia teve quem decidiu ser rebelde desta maneira, pois arranjou uma mousse cremosa, mais saudável que a versão original, e que dá para matar o bichinho.
A opinião do esquisito cá de casa: "é muito boa, mas não substitui a original". Para mim substitui, mas claro, é tudo uma questão de experimentarem! Quando o fizerem, digam-me de vossa justiça.

Vamos aos ingredientes?

Ingredientes: (para 3/4 porções individuais - eu fiz a receita meio a olho, para aproveitar um restinho de chocolate que tinha, mas no meu papelinho era esta a informação que tinha)

  - 200 g de chocolate (usei 70% cacau)
  - 155 ml de água
  - gelo
  - opcional: mel (ou outro adoçante a gosto), compota saudável de frutos vermelhos, morangos, avelãs

Modo de Preparação:

Numa taça coloquem gelo e um pouco de água, para deixarem já o banho de gelo preparado. Entretanto, num tacho, coloquem o chocolate partido aos pedaços, juntamente com a água (inimigos mortais, ou não!)  e aqueçam em lume muito baixo para não queimar o chocolate (ou melhor ainda, aqueçam em banho-maria para não correrem riscos). Quando o chocolate estiver derretido, retirem do lume e coloquem-no num recipiente alto - convém ser alto para não fazerem uma imundice na vossa cozinha. Com o copo dentro do banho de gelo que prepararam anteriormente, batam e batam e batam até ficar com uma consistência de mousse, bem cremosa! Isto pode demorar alguns minutos, talvez cerca de 10 min. Quando estiverem satisfeitos com a consistência da vossa, podem adicionar o adoçante, se assim decidirem. E está prontinha a vossa mousse!
Agora é o momento onde podem inventar (e foi também o momento que, para mim, tornou esta mousse mais deliciosa, mas pelo contrário, para o meu marido estragou um pouco, pois prefere chocolate e só chocolate!). Eu fiz as seguintes camadas: mousse, compota, morangos (duas vezes) e terminei com mousse. Decorei com umas avelãs. Servi com uma colher de chocolate (eheh).
Claro que podem fazer só a mousse, ou inventar outras combinações. E adorei esta, e vou voltar a repetir de certeza (com umas tacinhas só de mousse para o esquisito!).



Só vos digo: maravilhosa! Uma receita tão simples e tão boa! Experimentem, não se vão arrepender!


Bons doces (um pouco mais saudáveis),

DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário