quarta-feira, 6 de abril de 2016

Waffles de Aveia e Trigo Sarraceno com Framboesas



Costumo fazer as waffles do livro "As Receitas - A Dieta dos 31 Dias". Decidi alterar um pouco esta receita porque, tal como já vos disse, para não me fartar e conseguir manter uma alimentação saudável, tenho que ir variando as receitas! Como tal, decidi adicionar cacau, trigo sarraceno e framboesas na massa. E não é que correu bem?

O bom nesta receita é que podem alterar à vossa medida. Não têm ou não gostam de trigo sarraceno? Utilizem apenas aveia. Intolerantes à lactose? Substituam o iogurte por bebida vegetal (reduzam depois um pouco a quantidade de água). E estou a trabalhar para substituir os ovos. Ainda não experimentei mas podem usar os chamados "ovos" de linhaça (linhaça em pó com água) para substituir ovos. Quando experimentar partilho convosco!

Vamos aos ingredientes?

Ingredientes:

  - 1/3 cup (30 g) de mistura de farinha de aveia com trigo sarraceno (processei as duas juntamente com os restantes ingredientes)
  - 1 colher de sopa de cacau
  - 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (podem utilizar qualquer manteiga de oleaginosa a gosto: amêndoa, avelã, caju, etc., ou até mesmo óleo de côco).
  - 2 colheres de sopa de iogurte grego (queijo quark, fresco ou requeijão também resultam)
  - 2 ovos
  - 2 colheres de sopa (30 ml) de água - queremos a consistência de uma massa não muito líquida, mas também não muito grossa, acrescentem mais água se necessário
  - 1 colher de chá de fermento em pó
  - 10 framboesas
  - opcional: podem adoçar a massa com um pouco de mel ou qualquer adoçante à escolha (eu prefiro adoçar apenas após as waffles estarem feitas, pois assim reduzo a quantidade de adoçante - pois não adiciono à massa e no final). A massa não fica doce, mas para mim, com o fio de mel ou xarope de ácer por cima, fica perfeito.

Modo de Preparação:

Juntem os ingredientes todos na liquidificadora, excepto as framboesas. Quando obtiverem uma massa sem grumos, juntem as framboesas e mexam com uma colher, com gentileza para não partirem as framboesas.
Coloquem colheradas de massa na vossa máquina de waffles (sigam as instruções da máquina) e estão prontinhas a devorar! Sirvam com a vossa fruta e sementes preferidas e um fio de mel por cima! Hum.... um início de dia perfeito!
Dá para cerca de 4 waffles.




Bons Doces,

DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário