segunda-feira, 21 de março de 2016

Panquecas Saudáveis de Limão e iogurte


Já sabem que gosto de inovar o pequeno-almoço! É a minha refeição preferida, e deito-me desejosa de acordar e comer a iguaria deliciosa que tenha preparado no dia anterior.
Acho que as minhas preferidas são as panquecas! Como tal, vou navegando na internet à procura de novas receitas.. desta vez decidi pesquisar por panquecas de limão. Apesar de não mirtilos em casa, esta receita pareceu-me muito bem!
Ingredientes:
Fiz metade da receita, que deu para o pequeno-almoço de duas pessoas)

  - 2/3 cup (160g) de iogurte natural (já experimentei com iogurte grego e também com quark da marca Lidl, que tem uma menor percentagem de gordura e uma consistência líquida, tipo iogurte)
  - 2 colheres de sopa de óleo de côco (a receita original pede manteiga, mas quis usar uma gordura mais saudável)
  - 1/2 colher de chá de raspa de limão (na segunda vez que fiz a receita usei mais raspa, pois adoro o sabor de limão!)
  - 1 colher de sopa de sumo de limão
  - 1 colher de chá de xarope de ácer ou mel
  - 2 ovos
  - 1 cup (90 g) de farinha de aveia (no processador de alimentos, processar os flocos de aveia até ficar em farinha)
  - 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  - 1/4 colher de chá de sal
  - 1/8 colher de chá de canela (eu omiti, senão recebia olhares de repulsa acompanhados do comentário "isto tem canela não tem?")
  - 1 cup (100 g) de mirtilos

Modo de Preparação:

  - Misturarem o iogurte, com o óleo de côco (ou manteiga), a raspa e o sumo de limão e o mel. Juntar depois os ovos e bater bem.

  - Juntem noutra taça os ingredientes secos: a farinha de aveia, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela. Juntar os ingredientes molhados e mexer só até estar tudo envolvido, caso contrário, podem acabar com umas panquecas muito "rijas".

  - Juntem os mirtilos e envolvam delicadamente. Deixem a massa descansar 10 minutos (ou coloquem no frigorífico à noite e deliciem-se de manhã!)

  - Numa frigideira coloquem um pouco de óleo de côco e retirem o excesso com um guardanapo. Coloquem colheradas de massa e deixem cozinhar cerca de 3-4 minutos, até verem as bordas a ficarem douradas. Virem as panquecas e deixem cozinhar novamente do outro lado (apenas 1 minuto ou menos).

Sirvam as panquecas com um pouco de mel, sementes, ou o vosso acompanhamento preferido! O meu? Descobri uma compota saudável.. e estou apaixonada! A receitinha está aqui.




Bons doces,

DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário