domingo, 28 de fevereiro de 2016

Brownies saudáveis (com cobertura de manteiga de amendoim e chocolate)



Antes de mais, peço desculpa pela qualidade das fotos, que não refletectem, DE TODO, o sabor divinal destes brownies. Nem dá para acreditar que são saudáveis.. a cobertura de manteiga de amendoim (caseira) e a depois a fina camada de chocolate por cima.. que pena terem acabado.. só esta descrição dá-me água na boca!
A receita, mais uma vez, vem do blog Chocolate Covered Katie, com algumas alterações que decidi testar a medo. E não é que correram bem? Fiquei feliz e decidi partilhar com vocês!
Na receita original a autora utiliza farinha de Espelta, ou outras duas (farinha de trigo ou farinha de trigo sem glúten). Como queria evitar a farinha de trigo e como a farinha de Espelta não é algo que tenhamos em casa normalmente (além do preço algo absurdo), decidi testar moer aveia e substituir pelas farinhas sugeridas. A outra alteração foi a substituição do açúcar de tâmara por mel (já vi a receita do açúcar de tâmara, a qual hei-de experimentar e partilhar com vocês).
Bom.. após esta introdução chatinha, mas necessária vá.. vamos passar então à receitinha (fiz metade da receita e deu para cerca de 20 brownies pequenos).

Ingredientes:

Para os brownies:

  - 1 cup + 2 colheres de sopa (270 g) de leite à escolha (amêndoa, aveia, soja, avelã)
  - 2 colheres de sopa (11 g) de farinha de linhaça (triturar a linhaça e passar por um passador de rede fina, de modo a ficar com uma farinha)
  - 1/2 cup + 3 colheres de sopa (110 g) de óleo de côco derretido
  - 1 colher de sopa de extracto de baunilha
  - 1 cup (120g) de farinha de Espelta, farinha de trigo ou Farinha de trigo sem glúten Ou farinha de aveia (1 cup deu-me 70 g) (para fazer a farinha, utilizei o mesmo processo da farinha de linhaça)
  - 1 cup (80 g) de cacau
  - 1/2 cup (115 g) de açúcar mascavado ou açúcar de tâmaras. Ou podem utilizar 5 colheres de sopa (80 g) de mel (podem adicionar mais se quiserem mais doces, para mim estavam perfeitos assim)
  - uma pitada de sal
  - 1/2 colher de chá de fermento
  - se utilizarem a farinha sem glúten da marca Bob: adicionem 1/4 de colher de chá de goma xantana (não utilizei)
  - 1/3 cup de açúcar (se utilizarem o mel omitam o açúcar extra, eu não coloquei)
  - opcional: 2/3 cup (cerca de 30 g) de pepitas de chocolate (ou chocolate aos pedaços)

Para ser mais fácil, com esta confusão toda de ingredientes, a negrito estão os ingredientes que eu utilizei nesta receita.

Para a cobertura de manteiga de amendoim:

  - 1 cup (230 g) de manteiga de amendoim
  - 1/2 cup (120 g) de leite à escolha
  - 1 pitada de sal

Para a cobertura de chocolate:

  - 1/4 cup (20 g) de cacau
  - 1 colher de sopa de xarope de ácer (substutuí por mel)
  - 1/4 cup (38 g) de óleo de côco derretido

Modo de Preparação:

Comecem por pré-aquecer o forno a 165º C. Forrem uma forma de 22 x 33 cm com papel vegetal.

Vamos agora juntar todos os ingredientes secos, ou seja, a farinha de aveia, o cacau, o sal, o fermento e as pepitas de chocolate.


Noutra taça juntem os ingredientes líquidos (leite, óleo de côco, baunilha e mel - caso utilizem o mel, caso contrário juntem o açúcar aos ingredientes secos) com a farinha de linhaça.


Juntem os líquidos com os secos e mexam.


Deitem a mistura na forma, e coloquem no forno, durante 15 minutos.
Após os 15 minutos deixem no frigorífico até ao dia seguinte, ou pelo menos durante umas 6-8 horas antes de colocarem a cobertura. Isto porque a textura e sabor altera-se bastante. E é verdade! No dia seguinte estes brownies são muito melhores!

Bom, continuando - e agora sem fotos pois fiquei sem bateria no telemóvel, após o tempo de frigorífico, façam a cobertura de manteiga de amendoim: juntem todos os ingredientes e mexam bem. Espalhem por cima da camada de brownie e levem ao frigorífico por duas horas.
Passem para a cobertura de chocolate: juntem os ingredientes e coloquem este molho delicioso por cima da cobertura de manteiga de amendoim. Levem novamente ao frigorífico.

Quando endurecer a última camada, retirem do frigorífico e cortem os brownies em quadradinhos.

E estão prontos. Apesar do tamanho desta receita, não se deixem enganar: estes brownies são muito simples de fazer.. e o sabor compensa todas as horas de espera entre camadas! Yummm.





Bons Doces,

DocesPiti





Sem comentários:

Enviar um comentário