sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Papas de Aveia Cremosas de Côco




Não é uma sobremesa.. ok é verdade! Mas é uma excelente opção para começar o dia com imensa energia e ficar saciados por horas! E as boas notícias: são deliciosas e saudáveis!
A receita é da Blogger e autora de um livro Ella Woodward (podem ver o blog dela aqui ou o livro aqui). Aconselho vivamente o livro dela, com receitas maravilhosas e saudáveis, para além de contar como conseguiu contrariar a doença que tem, com base numa alimentação saudável.
Mas não vamos afastar-nos mais da receita deliciosa que me trouxe aqui hoje.
Vamos aos ingredientes?

Ingredientes:

  - 40 g de aveia
  - 200 ml de água
  -  3 - 4 colheres de sopa de leite de côco
  - 1 banana (cortada as rodelas)
  - 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa (ver nota para consumi-la caseira) (não tinha manteiga de amêndoa e substitui por manteiga de amendoim (o mesmo processo para a manteiga de amêndoa - ver Nota) e ficou delicioso
  - 1 colher de sopa de óleo de côco (sempre que fiz esta receita, nunca tinha em casa, por isso nunca o utilizei, e fica divinal à mesma)
  - amêndoas q.b.
  - passas q.b. (nunca usei pois não gosto de passas)
  - fruta a gosto para decorar


Nota

Para fazerem manteiga de amêndoa (ou uma manteiga de qualquer outra oleaginosa - amendoim, avelã, caju, etc.) basta processarem os frutos com umas pedrinhas de sal até ficar com uma consistência meio líquida. Armazenar no frigorífico.


Modo de Preparação:



Num tacho juntem a aveia com a água, o leite de côco e metade da banana às rodelas. Cozinhar em lume médio, sem deixar de mexer, durante 10 minutos.


Passados os 10 minutos, e após o líquido ter evaporado e já estar uma papa consistente, adicionar a manteiga de amêndoa e o óleo de côco e continuar a mexer por mais 1-2 minutos.


E está pronta! Agora podem decorar como quiserem! A autora sugere a metade da banana que sobrou, amêndoas tostadas aos pedaços e passas. Na minha retirei as passas e coloquei mirtilos.. mas essa parte é com vocês! Podem colocar outros frutos secos, frutos vermelhos, fruta da época, etc.
A papa é deliciosa e consoante o que colocarem por cima fica sempre diferente!





Bons doces (e sejam saudáveis),

DocesPiti














Sem comentários:

Enviar um comentário