terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pão doce de Courgette (com farinha de côco e sem açúcar)



Deixem que vos fale deste pão.... é delicioso! Fez furor (mesmo com o esquisito do marido que por norma só gosta de coisas com chocolate) e já várias pessoas me pediram a receita! Sim, porque antes de partilhar convosco tenho que ter várias cobaias para ter a certeza que é bom!
Na verdade, esta receita não era bem o que andava à procura quando a fiz. Andava à procura de um substituto mais saudável de pão, que utilizasse courgette (pois ia fazer uma receita de brownies de chocolate maravilhosos que estou a preparar para partilhar convosco!) e encontrei esta. A receita não é o que andava na altura a procurar pois este é mais um pão doce, tipo bolo. Mas agora que a experimentei, vou repetir (a pedido do esquisito cá de casa "podias fazer mais daquele pão"), acho que é um bom snack a meio da manhã (sem exagerar pois tem mel).
Bom.. vamos passar à receita?

Ingredientes:


  - 3/4 cup (95 g) de farinha de côco (encontra-se no Celeiro, Jumbo, Continente - sendo que no Celeireo encontrei-a mais barata)
  - 6 ovos
  - 1/2 cup de maple syrup (usei 70 g de mel e ficou muito bom)
  - 1/4 cup (40 g) de óleo de côco derretido
  - 1 colher de chá de canela
  - 1 colher de chá de extracto de baunilha
  - 1/4 colher de chá de noz-moscada
  - 3/4 colher de chá de bicarbonado de sódio
  - 1 1/2 cup (160 g) de courgette (passem pelo processador para que fiquem pedaços pequeninos)
  - opcional: eu acrescentei nozes à massa e avelãs por cima do pão para decorar

Modo de Preparação:

Comecem por pré-aquecer o forno a 175ºC e preparar a forma onde vão colocar o pão. A autora sugere um forma rectangular (cerca de 23 x 12 cm) forrada com papel vegetal ou forminhas de muffins ou queques para doses individuais (12 forminhas).
Juntem numa taça a farinha de côco, ovos, maple syrup (ou mel), óleo de côco, baunilha, canela, noz-moscada e bicarbonato de sódio, e mexam bem com uma vara de arames. Acrescentem a courgette e os frutos secos se utilizarem (eu coloquei as nozes aos pedaços) e mexam.
Coloquem a massa na forma ou nas 12 forminhas de queques. Eu coloquei avelãs cortadas ao meio em cima da massa e "enterrei" ligeiramente na massa, para que ficassem tostadinhas e deliciosas! (eu adoro avelãs!). 
Vai ao forno por 45-50 minutos, até que o topo esteja douradinho e firme. Caso estejam a fazer nas forminhas individuais, coze em 25-30 minutos. Deixem arrefecer na forma cerca de 15 minutos e depois transfiram para uma grelha para que arrefeça completamente.

Nota: a autora bem avisou, mas na minha forma não forrei bem as laterais com o papel vegetal, e o pão pega muito à forma. Um aviso: coloquem papel vegetal em todas as superfícies da forma!

Armazenem no frigorífico, num recipiente hermético e dura uma semana. Bom.. pode durar uma semana.. o meu não durou!


Bons Doces (saudáveis mas deliciosos),

DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário