quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Bolachas de Chocolate recheadas com Nutella


É isso mesmo! Bolachas de Chocolate.. com pepitas de chocolate.. e recheadas com.... NUTELLA!

Depois dos maravilhosos Brownies saudáveis (que não vão ao  forno), da Chocolate Covered Katie, hoje trago-vos uma receita muito pouco saudável! Mas vá.. comam uma só e partilhem o resto. É o que eu tento fazer, pois adoro fazer doces, mas não gosto dos efeitos de os comer!
A receita é da Youtuber Yoyomax 12 - the diet free zone (o nome diz tudo não é?) e eis o que precisam para cerca de 30 bolachas de tamanho considerável:

Ingredientes:

  - 295 g de farinha sem fermento
  - 70 g de cacau
  - 1/2 colher de chá de fermento
  - 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  - 1/2 colher de chá de sal
  - 250 g de manteiga à temperatura ambiente
  - 155 g de açúcar
  - 160 g de açúcar mascavado (nos bolos gosto sempre de usar o mais escuro e mais "melado")
  - 2 ovos grandes
  - 2 colheres de chá de extracto de baunilha
  - 396 g de chocolate partido aos pedacinhos (ou pepitas de chocolate)
  - 30 colheres de chá de Nutella (já vão perceber o porquê desta medida)

Modo de Preparação:

Comecem por juntar numa taça os ingredientes secos: a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Mexam bem - eu gosto de utilizar umas varetas de arame para me certificar que fica bem misturado.
Noutra taça batam ambos os açúcares com a manteiga até obterem uma mistura esbranquiçada (e fofinha). Juntem os ovos e a baunilha e batam mais um pouco.
Adicionem agora os ingredientes secos aos poucos (em 3 ou 4 adições). Por fim, juntem as pepitas de chocolate e mexam com uma espátula ou colher.



Tapem a massa e deixem-na descansar durante duas horas no frigorífico.
Enquanto isso.. vamos passar ao recheio!  Preparem um recipiente, forrado no fundo com uma folha de papel vegetal e deixem-no de parte. Para mim, a melhor maneira de preparar o recheio é pegar em duas colheres de chá, com uma tirar um bocado de Nutella e retirar com a outra, de modo a que fique uma pepita gigante no recipiente com o papel vegetal que estiveram a preparar com tanto carinho. (tal como se faz os pastéis de bacalhau sabem?). Peço desculpa mas não tirei foto a este passo.. esta tem que ser um tarefa rápida.. antes que coma o pote todo de Nutella! Não quis correr riscos. Façam 30 destas "pepitas" gigantes e coloquem o recipiente, fechado, no congelador.

Notas:
  - O papel vegetal serve para que as "pepitas" de Nutella não fiquem pegadas quando fora altura de as retirar do congelador.
  - Se sobrarem "pepitas" de Nutella, coloquem novamente no frasco de Nutella (ou comam.. a escolha é vossa.. tal como a consciência).

Após as duas horas, pré-aqueçam o forno a 175º C, retirem a massa das bolachas do frigorífico e as "pepitas" de Nutella (tirem apenas umas 3 ou 4 de cada vez, para que não derretam, pois torna o trabalho muito mais complicado).
Peguem num pouco de massa de bolachas - cerca de 2 colheres de sopa, coloquem na mão, achatem um pouco e coloquem por cima a "pepita" de Nutella. Enrolem depois a bolacha à volta da Nutella.
Repitam o processo até a massa acabar e vão colocando as bolinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal - não muito juntas, pois elas expandem.





Vai ao forno durante 9-12 minutos - são muito moles quando saem do forno. Deixem arrefecer durante 5 minutos, antes de as retirarem do tabuleiro.

E já estão prontinhas a comer.. agora toca a fazê-las e partilhá-las! Não são muito boas para comer todas sozinhos (bem.. na verdade, são deliciosas, só não para as nossas gordurinhas..) há que partilhar esta desgraça tão maravilhosa.




Bons Doces,

DocesPiti










Sem comentários:

Enviar um comentário