sábado, 13 de fevereiro de 2016

Scones (versão saudável)




Estou feliz! Decidi reinventar uma receita já muito antiga e que já partilhei convosco aqui, mas a versão saudável. E não é que ficou deliciosa?
Ontem fiz a tarte de maçã do blog Prazeres Saudáveis e estava tão boa que decidi convidar os pais para um lanchinho saudável! Como todos adoramos scones, e para não apresentar apenas uma tarte de maçã para o lanche, pus-me a pesquisar receitas de scones saudáveis.. as que encontrei ou tinham sempre farinha de trigo (que estou a evitar ultimamente) ou tinham ingredientes que não tinha em casa.

Enchi-me de coragem e decidi fazer os pais, sogros e marido de cobaias ao substituir os ingredientes "maus" dos scones que costumo normalmente fazer. E correu bem! (bom.. claro que com a mãe a trazer sonhos, a sogra a trazer bola de carne.. não foi muito saudável, mas eu mantive-me fiel aos meus scones, tarte de maçã e chá).

Vamos à receita tão simples!

Ingredientes:
(eu fiz metade.. pois estava algo insegura que resultassem, mas vão por mim, façam a receita toda!)

  - 1 chávena de chá de farinha de aveia (triturei a aveia na varinha mágica)
  - 1 chávena de chá de farinha de trigo sarraceno* (torrei o trigo sarraceno num tacho e depois triturei na varinha mágica)
  - 6 colheres de sopa de qualquer bebida vegetal (usei leite de soja, mas podem fazer com leite de aveia, amêndoa, o que preferirem).
  - 2 - 3 colheres de sopa de mel
  - 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (explico nesta receita, na Nota, como podem fazê-la em casa, ficando muito mais saudável e barata)
  - 1 ovo
  - 1 colher de sopa de fermento
  - 1 colher de café de sal
  - opcional: raspas de limão e amêndoas aos pedaços (ou podem substituir por raspas de laranjas, passas, pepitas de chocolate, mirtilos, etc.)

* O trigo sarraceno compro-o na loja Garrafeira Dom Pedro, onde aliás, compro agora todos os frutos secos, aveia, quinoa, etc. Tem uma qualidade muito superior aos produtos dos hipermercados e a diferença de preço é abismal (experimentem comparar os preços ao Kg das amêndoas, pinhões, etc.).

Modo de Preparação:

Juntem, numa taça, todos os ingredientes, e amassem com as mãos ou com uma colher. Façam quenas bolinhas e coloquem amêndoas aos pedaços por cima (isto é opcional) e levem ao forno, a 170º C, aproximadamente 12 min. A receita dá para cerca de 12 scones.

Difícil, não é?




E estão prontos a comer, com uma comporta caseira sem açúcar ou com fruta fresca por exemplo. Por aqui  até sem nada comeram, de tão bons que eram! 
O esquisito do marido deu o veredicto final: "Podes fazer sempre destes!".



Bons doces (mas saudáveis),

DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário