segunda-feira, 25 de maio de 2015

Brownies de Feijão Preto (saudáveis e saborosos!)



Sim.. leram bem! Brownies de feijão preto!

Segundo a autora, devem dar a provar às pessoas sem dizer do que é.. e depois surpreendê-las! (posso-vos dizer que é muito divertido)

Encontrei esta receita no site Chocolate-Covered Katie, um site só com receitas de sobremesas mais saudáveis, quase todas incluindo chocolate. Como estou interessada nestas receitas saudáveis mas deliciosas, decidi arriscar.. A primeira vez que experimentei, mal abri a lata de feijão preto arrependi-me.. aquele cheiro só me fazia pensar em feijão preto com chouriço e bacon a acompanhar uma bela picanha e banana grelhada.. por isso achei por bem não fotografar para colocar no blog - pois seria uma perda de tempo, uma vez que tinha a certeza que a fornada ia toda para o lixo. Mas mesmo assim continuei. Ao misturar os ingredientes a coisa lá se compôs e, a medo, lá provei a massa.. Para meu (grande) espanto, não era má. (primeiro sinal de arrependimento de não fotografar a receita)
Bom, lá foi ao forno.

O meu primeiro "testador", para além de mim, foi o marido que, muito a medo, provou e gostou. As outras três cobaias (sem saberem o que continha o brownie) adoraram, e depois de saber que era de feijão preto pediram logo a receita! Depois a mãe e por aí fora.. resumindo: todos gostaram e eu tive que repetir (que chatice) para vos poder mostrar esta receita tão mais saudável que a original e tão deliciosa!

Notas:
  - eu substituí o óleo de côco (que não tinha), por óleo normal na primeira vez e por azeite na segunda. Como sou esquisita senti o sabor do azeite da segunda vez, mas todos os que já provaram esta fornada dizem não sentir o azeite. (o azeite que utilizei é daqueles bons, mais fortes)
  - para esta receita precisam mesmo de uma boa picadora, na segunda vez não a tinha e tive que recorrer a uma picadora, uma liquidificadora e ainda à varinha mágica (não foi bonito)
  - nas imagens em baixo estou a fazer o dobro da receita (tal foi a adoração pela mesma!)


Ingredientes:

  - 250 g de feijão preto cozido (já depois de escorrido e seco com papel de cozinha)
  - 2 colheres de sopa de cacau
  -  40 g de flocos de aveia
  - 75 g de Maple Syrup ou mel (eu utilizei mel e não senti sabor - e eu não gosto mesmo nada de mel)
  - uma pitada de Stevia ou 2 colheres de sopa de açúcar (ou aumentar um pouco o mel, que foi o que eu fiz)
  - 40 g de leite de côco (ou outro óleo vegetal)
  - 2 colheres de chá de extracto/ pasta de baunilha (apesar de me ter esquecido na foto, no final acrescentei)
  - 1/4 de colher de chá de sal
  - 1/2 colher de chá de fermento em pó
  - 75 g de pepitas de chocolate (eu cortei chocolate de culinária aos bocadinhos)
  - opcional: mais pepitas para colocar por cima



Modo de Preparação:
Pré-aqueçam o forno a 175º C. Depois é só juntar todos os ingredientes excepto as pepitas, numa picadora e processar muito muito bem! (não queremos encontrar bocados de feijão pois não?). No fim, envolvam as pepitas na massa.
Como podem ver eu tive que fazer por partes.. pois a mistura é mesmo muito muito espessa.




(a partir daqui desisti de continuar a tirar fotos, tal era a desgraça na cozinha, a utilizar a picadora, liquidificadora e varinha mágica)



Depois é só colocar numa tabuleiro (ela indica o tamanho de 20x20 cm, mas eu fiz a olho) e levar ao forno durante 15 a 18 minutos.
Devem deixar arrefecer 10 minutos antes de tentar cortar, e podem colocar um pouco no frigorífico para tornar esta tarefa mais fácil.


E está feito!

Por favor não deixem de experimentar.. não digo que sejam fáceis pois nesta segunda fornada não o foram, pelo facto de não ter uma picadora suficientemente potente. Fora isso são muito fáceis, rápidos, saudáveis e deliciosos!
São maravilhosos! Para mim só estragou esta segunda fornada o facto de ter o azeite (mas isso sou eu que pelos vistos sou esquisita e outros nomes que me chamaram, pois mais ninguém notou o sabor do mesmo).





Bons doces,

DocesPiti


Sem comentários:

Enviar um comentário