segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cupcakes de Chocolate (com farinha integral, sem açúcar e sem manteiga)



Deixem-me que vos diga: estes cupcakes são uma verdadeira delícia!
A receita encontrei aqui, quando andava á procura de uns sem açúcar, farinha e manteiga. A parte do açúcar e manteiga consegui, pois substitui, respectivamente, por mel e azeite. A farinha nem por isso, pois utilizei farinha integral (mas ainda vou experimentar substituir por aveia moída para torná-los extra saudáveis).
E depois com esta cobertura.... humm.. já ia um agora para o lanche!

Para que saibam (apesar de eu ser esquisitinha com sabores e sentir um pouco o sabor do azeite), o meu marido adorou! Diz até que posso substituí-lo pelos cupcakes "normais", super fofinhos e também maravilhosos que costumo fazer! Ah, e que não se sente o azeite coisa nenhuma.


Ingredientes:

  - 320 g de mel
  - 210 g de farinha integral
  - 85 g de cacau
  - 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
  - 1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  - 1 colher de chá de sal
  - 2 ovos
  - 240 ml de leite
  - 120 ml de azeite ou óleo de canola
  - 2 colheres de chá de extracto de baunilha
  - 240 ml de água a ferver


Notas:

1. Utilizem azeite do mais fraquinho em termos de sabor. O meu era daquele bom, mas forte demais e deu um pouco de sabor aos cupcakes.
2. No site, a autora refere que com o mel, os cupcakes perdem um pouco a humidade, deixando de ficar tão "fofinhos". Talvez seja verdade, mas então com açúcar devem ser tipo algodão doce, pois estes ficaram mesmo MESMO muito húmidos e "fofíssimos".
3. Eu fiz meia receita e deu para 14 cupcakes.


Receita em vídeo: Cupcakes de Chocolate (mais saudáveis)


Experimentem e digam-me o que acharam! Surpreendam os vosso amigos e família com estes cupcakes mais saudáveis!

Bons doces,


DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário