segunda-feira, 11 de maio de 2015

Bolachas de limão




Esta semana foi semana de passeio para os pais, tia e amiga.. e foi a pasteleira de serviço que foi convocada para confeccionar umas delícias para levarem para irem petiscando à noite, depois de virem da farra. O meu pai pediu-me para fazer estas bolachas. "Ok", pensei, vou fazer as bolachinhas de chocolate para os gulosos levarem. No dia da mãe, para além das rosas de maçã, fiz estas bolachinhas de limão (que o marido aproveitou para levar para os colegas no trabalho, e fizeram sucesso, cof cof). Ora bem, os pais, provando as ditas bolachas começaram com dúvidas.. "qual é a receita que te dá menos trabalho? Vê lá.. é que estas também são tão boas....". Valeu o marido sempre a pensar em tudo que disse para fazer as duas. Conclusão: fiz uns pais, tia e amiga muito contentes na sua semaninha fora.
Fica a receita destas bolachas deliciosas, com a cobertura com um sabor ligeiramente ácido mas também doce, que balança tão bem com o sabor mais "soft" das bolachas. 

Nota: Esta receita foi retirada do site Joy of Baking, da Stephanie Jaworski (aqui)


Ingredientes:

  Para as bolachas:
    - 135 g de açúcar granulado
    - 6 g de raspa de limão (cerca de 1 a 2 limões grande - cuidado para tirare só a parte amarela e não a branca, que é amarga)
    - 200 g de manteiga à temperatura ambiente
    - 2 gemas de ovo grandes
    - 260 g de farinha sem fermento
    - 1/4 colher de chá de sal

  Para a cobertura:
    - 55 g de açúcar em pó
    - 1- 2 colheres de sopa de sumo de limão (acabado de espremer)


Modo de Preparo:

Comecem por juntar a raspa do limão com o açúcar numa taça. Juntem depois a manteiga e batam cerca de dois minutos até ficar uma mistura fofinha e esbranquiçada.






Depois de bem misturado juntem as gemas e batam mais um pouco. Não se esqueçam de ir "raspando" a taça com a espátula para misturar tudo muito bem.


Noutra taça juntem a farinha com o sal e mexam. Juntem esta mistura à mistura da manteiga com os ovos e pronto! Temos a massa prontinha! Fácil não é?


Agora vamos à parte gira!! Pegamos na massa, dividimos ao meio e com cada metade vamos formar um rectângulo com (cerca de) 15 cm de comprimento por 5 cm de largura. (claro que podem experimentar fazer um cilindro por exemplo e depois cortam à mesma as bolachinhas, mas eu segui a receita da Stepahnie à risca.. desta vez pelo menos). Envolvam agora os nossos rectângulos em película aderente e levem ao congelador pelo menos 4 horas, mas pode ser mais. Aliás, podem congelar assim as bolachinhas e terem sempre prontas a irem ao forno (para algum convidado inesperado) até 2 meses (uau ão é?)


Passado esse tempo, pré-aqueçam o forno a 180º C e cortem as bolachinhas, com uma largura de cerca de 0,5 mm. Coloquem num tabuleiro, forrado com papel vegetal, e levem ao forno durante 15 a 18 minutos (vão controlando e quando estiverem douradinhas nas pontas estão óptimas!)

Depois de tirar do forno deixem arrefecer um pouco. Cedam à tentação de comê-las já.. tarefa difícil visto que o cheirinho que vai ficar na cozinha é tentador! Mas esperem pelo glacê.. vai compensar! Para isso juntem ao açúcar o sumo de limão até uma consistência que caia da colher (não muito líquida). A quantidade de sumo vai depender da humidade que têm na vossa cozinha, etc., etc., vão juntando. Depois deitem em cima das bolachas e deixem-nas arrefecer uma horinha. Vá já aguentaram tanto.. aguentem só mais um pouco!




 Prontinhas! Agora o problema e comerem só uma.. deliciosas!
Não deixem de experimentar!!


Bons doces,

DocesPiti


Sem comentários:

Enviar um comentário