domingo, 8 de maio de 2016

Bolachas saudáveis de Chocolate e Chia


A semana passada fui acampar.. e quis levar opções saudáveis de snacks para quando estivéssemos na praia. Lembrei-me que andava há bastante tempo para experimentar estas bolachas do livro da Ella e achei uma boa escolha para levar, pois aguentam-se bem por uns dias num recipiente fechado. 
São docinhas (e por isso agradam ao marido guloso), saciam bastante e são muito práticas para levar para estes dias de Verão que se aproximam (sim sou optimista, e então?!). Deste modo, fogem um pouco aos snacks menos saudáveis, poupam dinheiro ao levarem logo de casa e ainda recebem elogios porque as bolachas são de comer e chorar por mais!
Bom, posto isto, vamos aos ingredientes?

Ingredientes:

  - 200 g de amêndoas cruas
  - 190 g de avelãs cruas
  - 200 g de farinha de trigo sarraceno ou de quinoa (utilizei uma mistura de ambas, torrando ambas numa frigideira e depois processando)
  - 100 ml de xarope de ácer (com mel também deve resultar)
  - 5 tâmaras medjool, sem caroço*
  - 3 colheres de sopa de cacau
  - 3 colheres de sopa de sementes de chia
  - 2 colheres de sopa de óleo de côco
  - opcional: chocolate a gosto para derreter


*Estas tâmaras não têm adição da glicose que vemos nas tâmaras no supermercado, e são maiores e mais "molinhas". Podem encontrá-las em várias lojas, como por exemplo aqui ou aqui.

Nota: apesar de no livro ela dizer que esta receita dá para cerca de 12-15 bolachas, eu fiz metade e fiquei com 14 bolachinhas de tamanho normal.


Modo de Preparação:

Comecem por pré-aquecer o forno a 180º e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Coloquem num processador de alimentos, as amêndoas e avelãs e processem até obterem uma farinha. Nesse momento, juntem os restantes ingredientes e processem até obterem uma massa pegajosa (o vosso processador de alimentos deve ser potente para não partir).
Retirem colheradas de massa (uma colher de sopa) para a mão, formem uma bola, coloquem sobre o papel vegetal e achatem, de forma a ficar um disco.


Vai ao forno durante cerca de 20 minutos (vão controlando, e retirem quando as bolachas estiverem com os rebordos acastanhados, ou elas ficam muito rijas e perdem um pouco do seu sabor).
Agora o passo opcional (que fiz aqui para o guloso e que eu acho que vale a pena): depois de as bolachas arrefecerem, derretam um pouco de chocolate negro, de preferência com 70% de cacau e, com uma colher, façam uns fios por cima das bolachas.
Hummmm! Que água na boca só de me lembrar destas pequenas delícias! E saudáveis, dá para acreditar! Ai e que saudades destes raros dias de sol da semana passada....




Bons Doces,

DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário