quarta-feira, 11 de maio de 2016

Papas de Quinoa



Após várias pesquisas pela internet fiz umas papas de quinoa ao meu gosto. Deixo-vos esta receita, mas sugiro que, tal como eu, a personalizem, e experimentem variações, quer seja na bebida de soja a utilizar, nos toppings, nas especiarias que colocam, etc. Deste modo, têm sempre um pequeno-almoço variado, delicioso, saudável e que saicia bastante!
De qualquer das formas, deixo-vos a receita que experimentei, para que possam adaptá-la a vosso gosto.

Ingredientes:

  - 1/4 cup (45 g) de quinoa crua*
  - 1/2 cup (90g) de qualquer bebida vegetal**
  - Opcional: Xarope de agave/ ácer ou mel a gosto (cerca de meia colher de sopa)
  - Fruta e/ou sementes para colocar por cima
  - Uma pitada de canela, noz-moscada e gengibre em pó
  - Opcional: um fiozinho de leite de côco para colocar por cima das papas


* A quantidade é o que preferirem, esta é a quantidade que utilizo para me sentir saciada durante umas horas, até ao snack da manhã. O importante é que se utilize o dobro da quantidade de bebida vegetal, para a quantidade de quinoa.

** Já experimentei com bebida de soja e leite de côco (daqueles da lata, que se utiliza para o Caril) e fica delicioso

Modo de Preparação:

Num tacho coloquem a quinoa, bebida vegetal e especiarias e levem ao lume até que ferva. Assim que ferver, deixem em lume brando, durante 15 minutos. O lume deve estar baixinho para não queimarem a quinoa!
Após este tempo, coloquem o adoçante e mexam bem. Agora é só servir! Eu coloquei um fio de leite de côco por cima (aconselho mesmo! Fica com um gostinho tão bom!), rodelas de banana, framboesas e amêndoas, avelãs e nozes aos pedacinhos.

Devo dizer que estava desejosa de experimentar esta receita, mas também receosa, pois a quinoa tem um sabor bastante característico e que, para mim, associava apenas a acompanhamento para pratos principais. Mesmo ao cozinhá-la de manhã arrependi-me com o cheiro (que só me fazia lembrar o almoço), mas quando meti aquela colher com a fruta fresca e frutos secos, o sabor da quinoa e o leite de côco... ai que água na boca! Amanhã acho que sei o que vai ser o meu pequeno-almoço..

Bons doces (ou pequeno-almoço, neste caso),



DocesPiti

2 comentários:

  1. Excelente opção por exemplo para um pequeno almoço bastante nutritivo

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E sim, é uma excelente opção que nos deixa saciados durante bastante tempo.

      Eliminar