quarta-feira, 25 de maio de 2016

Bolinhas Energéticas de Cacau


Como sabem, há umas semanas a minha balança avariou. Mas se acham que isso impediu a minha recente descoberta veia artística de doçaria saudável, desenganem-se! Apenas tive que ser um pouco mais criativa. Desta forma, lá fui eu para a cozinha inventar uma conjugação de ingredientes saudáveis e cheios de propriedades boas para fazer estas bolinhas deliciosas, ricas e tãooooo viciantes!
Dito isto, a maneira que arranjei de ir controlando a quantidade de ingredientes, tendo em conta a falta da balança, foi através de colheres de sopa (aquelas medidoras, mais precisas) e de uma chávena de café. Mas prometo que quando voltar a repetir esta receita (e vou, pois é perfeita para levar como snack para o trabalho), tiro as medidas em gramas e actualizo esta receita! De momento falta-me a manteiga de amendoim (ou de qualquer outra oleaginosa) e por isso deixo-vos a receita em colheres de sopa. Não fica esquecido!

Ingredientes - para cerca de 5 bolinhas:

  - 1 chávena de café de flocos de aveia
  - 1 colher de sopa de bagas de mirtilos demolhadas (demolhei em água quente, cerca de 30 minutos)
  - 1 colher de sopa de amêndoas
  - 1 colher de sopa de avelãs
  - 1 colher de sopa de nozes
  - 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  - 2 colheres de sopa de cacau
  - 2 colheres de sopa de mel/agave/xarope de ácer
  - 1/2 colher de sopa de água


Modo de Preparação:

Num processador de alimentos (um potente para não estragar, pois a massa é bastante consistente), colocar todos os alimentos e processar. No final podem passar por cacau, côco ralado, ou, tal como eu fiz, por frutos secos cortados aos pedacinhos (ou picados).

Que belo lanche, e tão saudável! O esquisito cá de casa adorou levá-las na marmita, pois sabem a chocolate! E se ele adorou, é sinal que posso partilhar com vocês à vontade!



Bons doces (e já agora um bom feriado!),


DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário