segunda-feira, 11 de abril de 2016

Maçãs caramelizadas - versão saudável!



Em busca de um topping para as minhas papas de aveia, veio-me à cabeça fazer maçãs caramelizadas, mas saudáveis! Apesar de ter uma ideia de como fazê-las, queria ver outras receitas. Encontrei-a aqui e, com algumas alterações, lá experimentei. E ainda bem! São deliciosas e acho que são as minhas papas de aveia preferidas até agora! Bom.. estou indecisa entre estas e as papas cremosas de côco.

Claro que podem usar este topping noutras coisas, como gelados, panquecas, etc. Deixo-vos aqui algumas sugestões:

  - Iogurte com granola
  - Papas de aveia nofrasquinho (inventem outra combinação que fique bem com estas maçãs morninhas por cima)
  - Panquecas (de banana, de limão, de cacau, de Quark)
  - Waffles

Ingredientes:

  - 1 maçã
  - 1 colher de chá de óleo de côco
  - 2 colheres de sopa de água
  - 1 colher de sopa de mel ou xarope de ácer (eu usei xarope de tâmara caseiro e, apesar de detestar tâmaras, ficou divinal nesta receita! Em cima de waffles também, pelo que diz o homem cá de casa. A receita fica para uma próxima)

Modo de Preparação:

Comecem por aquecer o óleo de côco numa frigideira.
Entretanto partam a maçã em quartos e depois cada quarto em fatias fininhas.
Coloquem a maçã na frigideira e deixem fritar um pouco, até ficar dourada de ambos os lados. Nessa altura, adicionem o xarope e a água e mexam um pouco para que toda a maçã fique bem docinha, mas com cuidado para não a desfazer. Polvilhem com canela e deixem a água evaporar. E estão prontas a vossas maçãs caramelizadas! Sirvam quentinhas!
Tão bom, vale a pena acordar 5 minutos mais cedo para fazer este complemento para o vosso pequeno-almoço. Não deixem MESMO de experimentar.


Bons Doces,



DocesPiti

Sem comentários:

Enviar um comentário