quarta-feira, 17 de junho de 2015

Panquecas de aveia e banana



Após umas mini-férias, vamos lá continuar com as receitinhas bem docinhas! E estando no Verão, nada melhor que começar com uma bem saudável para iniciar o dia em grande (ou para o lanche como foi o nosso caso).
A receita, retirei-a deste vídeo, onde a autora dá várias propostas saudáveis para o pequeno-almoço (esta começa no minuto 5:46).

Fiz esta receita com a minha PT (não minha, mas minha amiga, também conta certo?) e tivémos um lanche bem docinho e satisfatório! Yumm!


Ingredientes:

  - 50g de flocos de aveia (ou farelo)
  - 1/2 banana
  - 1/2 colher de chá de extracto/pasta de baunilha
  - 2 claras
  - opcional: podem colocar na massa puré de maçã ou canela para um sabor diferente (eu ainda não experimentei esta versão)
  - opcional: pepitas de chocolate ou mirtilos para colocar depois na massa (eu coloquei chocolate 70% de cacau)

Modo de Preparação:
  
Numa picadora (eu fiz com a varinha mágica) colocar todos os ingredientes à excepção do chocolate ou mirtilos) e processar tudo.




Depois colocar um pouco de azeite numa frigideira e quando estiver quente colocar a massa. Nós esquecemo-nos de tirar fotos desta parte.. a ansiedade pelas panquecas era tanta que só queríamos despachar e comer aquelas pequenas maravilhas. Espalhem depois umas pepitas de chocolate (ou os mirtilos) por cima e deixem ficar até começar a criar bolhas (tal e qual como as panquecas normais), altura em que devem virá-las. Cuidado com o chocolate que queima muito rapidamente, deixem mesmo só um pouquinho!

Na altura de servir, coloquem frutos vermelhos, banana, mel, etc. (tentem que seja minimamente saudável já que tiveram o trabalho de manter as panquecas super saudáveis!).




Estas panquecas são maravilhosas, deliciosas até! E para mim substituem as panquecas normais.
Eu que não gosto nada de mel, adorei a combinação do mel com as amoras, por cima das panquecas quentinhas (com ou sem chocolate, ambas deliciosas)!
Experimentem esta alternativa às panquecas "normais" e digam-me de vossa justiça!


Bons doces,

DocesPiti

3 comentários: