quarta-feira, 8 de junho de 2016

Tarte de maçã saudável




Ultimamente, tenho feito uns estragos no estilo de vida saudável que tenho vindo a adoptar. Isto porque, com falta de tempo para fazer docinhos saudáveis, vingo-me nos doces piores para tomar o meu cafezinho pós almoço. Decidi voltar a entrar nos eixos, até porque, perto do Verão, foi uma péssima altura para me começar a portar mal. E como não vivo sem algo docinho, ontem fui para a cozinha inventar, e não é que saiu esta maravilha de tarte?
Para a base da tarte baseei-me nesta Tarte de Fruta, versão saudável (e já ando a magicar a melhor maneira de recriar o creme de pasteleiro da tarte... é a próxima!).

Ingredientes (para uma tarte pequena - forma de 16 cm):

Base:

  - 120 g de farinha de aveia (processar a aveia até farinha)*
  - uma pitada de flor de sal
  - 2 colheres de sopa de óleo de côco frio e cortado aos pedaços (coloquem uns 30 minutos no frigorífico, de modo a ficar com a consistência da manteiga acabada de sair do frigorífico)
  - 2 colheres de sopa de água gelada
  - 1colher de sopa de xarope de ácer, agave, mel, ou até geleia de tâmaras**

Puré de maçã:

  - 2 maçãs cortadas aos bocados (utilizei reinetas)
  - canela, noz-moscada, gengibre em pó ou outras especiarias a gosto
  - 2 colheres de sopa de água

Cobertura de maçã:

  - 1 maçã (utilizei reineta)
  - canela a gosto
  - xarope de ácer, agave, mel ou geleia de tâmaras a gosto


* Não experimentei com outras farinhas, mas deduzo que utilizando o mesmo método para fazer farinha de quinoa ou de trigo sarraceno, fique igualmente boa. Deixo-vos outras sugestões: farinha teff, farinha de espelta, farinha de arroz, etc.

** Colocar as tâmaras de molho, em água quente, durante 30 minutos e depois processar com um pouco de água (o necessário para obter uma consistência tipo mel ou geleia)


Modo de Preparação:

Para a base: Comecem por pré-aquecer o forno a 170º C. Numa taça coloquem a farinha de aveia e o sal e mexam. Juntem o óleo de côco e com os dedos ou com um garfo desfaçam-no na farinha até obterem uma farinha solta, com o aspecto de areia molhada. Nesta altura juntem o vosso adoçante e incorporem. Acrescentem a farinha e amassem até formar uma massa. Coloquem a massa numa forma com aro de modo a cobrir o fundo e um pouco das laterais do aro. Piquem com um garfo e levem ao forno, cerca de 12-15 minutos.




Para o puré de maçã: Coloquem todos os ingredientes um tacho e levem ao lume até a maçã estar cozida. Com um garfo desfaçam qualquer pedaço maior, ou deixem assim se preferirem. Prontinho! Quando a base estiver pronta, coloquem o puré por cima e preparem a cobertura.



Para a cobertura de maçã: Cortem a maçã em quartos, e cada quarto em fatias mais fininhas. Disponham as fatias por cima do puré de maçã. Com uma colher façam uns fios com o adoçante e polvilhem canela a gosto por cima. Levem novamente ao forno, por mais 15 minutos, ou até verem que a maçã da cobertura está bem cozida.




 E está pronta a nossa tarte! Com a base a desfazer-se a cada garfada... tão deliciosa e, melhor que tudo: saudável! Não deixem de experimentar!




Bons Doces,


DocesPiti





Sem comentários:

Enviar um comentário